segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ciro Gomes rasga cartaz e discute com manifestante

Irmão do governador e secretário estadual da Saúde discutiu com manifestantes que participavam de protesto como parte da mobilização da greve das universidades estaduais


O secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes (Pros), trocou insultos com estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), na tarde da última sexta-feira, 1º, em Iguatu. O irmão do governador Cid Gomes (Pros) tomou o cartaz de uma estudante, rasgou-o e chamou o grupo de “babaca”. O ato era parte da mobilização da greve nas universidades estaduais, sem relação direta com a pasta da qual o ex-ministro é titular. O protesto foi realizado no aeroporto de Iguatu.
Os professores da Uece deflagraram greve por tempo indeterminado na última terça-feira, 29. A manifestação organizada pelo movimento estudantil aguardava o governador Cid Gomes, que iria inaugurar policlínica no município de Icó, vizinho a Iguatu.
Após o atrito, Ciro foi embora. Cid chegou em seguida, em outro voo, e participou de reunião fechada com representantes do movimento, onde foi discutida a construção de campus multi-institucional em Iguatu, o concurso para professor efetivo nas instituições e a greve na Uece.
Entretanto, no encontro, Cid disse que não negociava com grevistas. Sobre a obra da cidade universitária, o governador ficou de debater o tema em nova reunião, na próxima visita ao município, previsto para 14 de novembro.
“Quando não estávamos em greve ele também não negociava. Tentamos por diversas vezes encaminhar as pautas, mas não tivemos resposta”, reclamou Pedro Silva, professor e integrante do Sindicato dos Docentes da Uece, que participou da reunião com Cid. “Essa postura demonstra a atitude intransigente do governo ao diálogo. Demonstra também a forma que o governo vem tratando os professores, e que o ensino superior não é prioridade do governo”, diz.
O professor disse que o objetivo do encontro era abrir canal de negociação, porém, “a reunião não encaminhou nada”.
Por essa razão, ele diz que na próxima quarta-feira, 6, deve ocorrer novo protesto em Fortaleza, saindo da Praça da Imprensa com destino ao Palácio da Abolição e que terá como objetivo, abrir o canal de negociação com Cid Gomes. O horário ainda será definido. 

0 comentários:

Postar um comentário