quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ceará tem 51 projetos de eólica habilitados


O Estado é o 4º do País em projetos de eólica para o leilão, que será realizado na próxima segunda-feira (18)

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), dos 429 projetos de geração de energia habilitados a participar do leilão de energia A-3, que será realizado pelo governo federal na próxima segunda-feira (18), 88,8% (ou 381 projetos) são de energia eólica. A capacidade instalada dos parques eólicos totaliza 9.191 Megawatts (MW).

O Ceará conta com 51 projetos habilitados, todos eles de energia eólica, com uma oferta de 1.241 MW. Em relação aos demais estados participantes do leilão, o Ceará é apenas o quarto em número de projetos habilitados e também em número de projetos de geração de energia eólica. À frente do Ceará, estão os seguintes estados: Rio Grande do Sul, com 110 projetos de energia eólica habilitados e oferta de 2.429 MW; Bahia, com 105 projetos e 2.60 MW ofertados; e o Rio Grande do Norte, com 71 projetos habilitados e uma oferta de 1.686 MW.

Conforme a EPE, a fonte solar, que pela primeira vez participa dos leilões públicos de comercialização de eletricidade promovidos pelo governo, obteve 31 centrais de geração do tipo fotovoltaico habilitadas, perfazendo uma capacidade de 813 MW.

Nenhum dos cinco projetos de energia solar inscritos pelo Ceará para participar do leilão foi habilitado pela EPE.

Também foram habilitados pela EPE para participar do leilão 10 projetos PCH (Pequena Central Hidrelétrica), sendo quatro de Minas Gerais, quatro de Santa Catarina e dois de Goiás. Os projetos de PCH somam 190 MW. A EPE habilitou ainda sete projetos para geração de energia elétrica a partir de termelétrica a biomassa, sendo cinco em São Paulo e dois em Minhas Gerais. As termelétricas a biomassa vão oferecer 266 MW.

Abastecimento

O leilão de energia A-3 visa à contratação de eletricidade para abastecer o mercado consumidor do País em 2016. O preço teto do leilão, para todas as fontes participantes, será de R$ 126/MWh (Megawatt-hora).

Na avaliação do presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, três fatores marcam o leilão de energia A-3/2013: a participação apenas de fontes renováveis, o grande número de projetos eólicos e a estreia da fonte solar nos certames de compra e venda de energia realizados anualmente pelo governo. "Apesar de a energia solar não ser ainda competitiva em termos de custo com as demais fontes, especialmente com a eólica, a sua presença no leilão da próxima semana demonstra o interesse concreto de os empreendedores investirem nessa fonte. Além disso, os projetos inscritos permitem que a EPE planeje a entrada da energia solar na matriz elétrica brasileira", explica Tolmasquim. 

0 comentários:

Postar um comentário