sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Esperando primeiro filho, casal transexual se casará na Argentina

Esperando primeiro filho, casal transexual se casar  na ArgentinaA transexual argentina Karen Bruselario, que nasceu homem, se casará na próxima sexta-feira (29) com seu namorado, Alexis Taborda, que nasceu mulher e está grávido de oito meses, informaram nesta quarta-feira (27) à Agência Efe fontes oficiais.

"Taborda e Bruselario se casarão na sexta-feira", confirmaram à Efe fontes do cartório Civil de Victoria, na província de Entre Ríos, a 276 km ao norte de Buenos Aires.
Depois da união civil, o casal realizará uma festa na cidade de Victoria, onde vivem atualmente. Alexis será o primeiro homem transexual a dar à luz na Argentina.
"Para nós é um orgulho estar em um país que alcançou, através da Lei de Casamento Igualitário e da Lei de Identidade de Gênero, permitir que cada casal possa formar uma família como queira, como sinta e como expresse", disse à Agência Efe o presidente da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans, Esteban Paulón.
Além disso, sustentou que a essência de uma família é o amor, o cuidado mútuo, o acompanhamento e o projeto de vida em comum e o menos importante é o papel que cada um ocupa.
"Não importa se Alexis é o pai que vai parir. Importa que ambos se amam e decidiram ter uma vida em comum", acrescentou.
O casal transexual se conheceu em uma manifestação realizada em 9 de maio do ano passado em apoio à lei de identidade de gênero. Apesar de ter modificado seu gênero, ambos conservaram os aparelhos reprodutores com os quais nasceram. Isso permitiu que Alexis gerasse em seu útero Génesis, o bebê que gestou com Karen, e que está previsto para nascer no fim de dezembro.
A Argentina se transformou em 2010 no primeiro país latino-americano onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é igual ao dos casais heterossexuais perante a lei.

0 comentários:

Postar um comentário