quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Morre aos 76 anos o deputado estadual professor Teodoro

Professor Teodoro foi reitor da UVA durante 16 anos, até se candidatar a deputado estadual. Ele fazia parte do grupo político dos Ferreira Gomes e, atualmente, atuava como primeiro suplente da base

José Teodoro Soares, o professor Teodoro(PSD), morreu na manhã desta quinta-feira, 18, após falência múltipla dos órgãos. O parlamentar estava internado no Hospital Monte Klinikum desde 7 de agosto, por conta de uma pneumonia. O corpo dele será embalsamado e o velório será realizado, primeiramente, no hall da Assembleia Legislativa, em horário ainda indefinido. 

Após a AL, o corpo seguirá para Sobral, onde será velado na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O enterro será em Reriutaba, cidade natal do parlamentar, na manhã desta sexta-feira, 18.

Professor Teodoro era licenciado em Ciências Sociais pelo Instituto Católico de Paris e em Ciências Políticas pelo Instituto de Estudos Políticos Universidade de Paris. Também era bacharel em Direito e em Filosofia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e pelo Seminário de Olinda e Recife, respectivamente. Mestre em Administração Pública, começou a exercer cargo de reitor na Universidade Federal do Piauí, em 1971. 

No Ministério da Educação e Cultura, foi subchefe de Gabinete, entre 1979 e 1981, e Secretário Geral Adjunto, entre 1981 a 1985. Foi reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) de 1987 até 1990, quando passou a ser reitor da UVA, também no interior do Ceará. 

O parlamentar ficou até 2006 no cargo de reitor da UVA, onde fundou cursos como Direito, História e Geografia. Na gestão dele, também foram desenvolvidos cursos de formaçao para professores da rede pública. Atualmente, era presidente da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

"Era uma pessoa muito aberta, gostava muito de valorizar o professor", disse o amigo José Luís Lira, presidente da Academia Sobralense de Letras Jurídicas, da qual o professor Teodoro fazia parte. 

O professor Teodoro nasceu em 28 de dezembro de 1940 e foi casado com a professora e historiadora Maria Norma Maia Soares, que morreu em junho de 2014. Ele não deixa filhos. O avô, com o mesmo nome, fundou o município de Santa Cruz do Norte, atualmente Reriutaba. O pai dele, Agrípio Teodoro, fundou o Partido Social Democrático (PSD) e foi prefeito da cidade entre 1937 e 1945.

Em nota, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, lamentou a morte do professor Teodoro. ''O Ceará perde um grande educador e notável homem público. Sua atuação em diversas instituições de ensino superior e sua grande produção literária o tornaram referência na área de Ciências Sociais. Nesta Casa, durante três mandatos, deu uma grande contribuição aos cearenses, seja como deputado, seja como presidente da Unipace. Fica a nossa mensagem de solidariedade aos familiares, amigos e conterrâneos deste grande filho da Região Norte do nosso Ceará", informou. 
Política 
Teodoro entrou na política em 2006, quando candidatou-se a deputado estadual pelo PSDB. A campanha, de acordo com ele, foi a continuação de suas atividades na educação. Em 2010, ficou com a vaga na suplência e assumiu mandato em 2011.

O professor fazia parte do grupo político dos Ferreira Gomes. Atualmente, atuava como primeiro suplente da base do PSD. No entanto, em recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos candidatos da coligação de Teodoro deixaria de ser inelegível e teria seus votos recontados. Dessa forma, ele passaria a ser eleito, tirando a vaga atualmente ocupada pelo oposicionista Audic Mota (PMDB).

0 comentários:

Postar um comentário