terça-feira, 3 de setembro de 2013

MOMENTO HISTÓRICO: Chegada dos Médicos Cubanos ao Brasil!!!

Neste sábado passado, um grupo de 176 médicos e médicas de Cuba desembarcou em Brasília (DF), após uma escala técnica no Recife (PE).

Foram recebidos com flores e festa por militantes de diversas organizações, mas também por gente comum que estava no aeroporto JK e ficou curiosa com a aglomeração em frente ao desembarque internacional.

Vieram trabalhar no programa Mais Médicos, assim como outros médicos de Espanha, Portugal, Argentina e outros países. Irão fazer parte das equipes multidisciplinares de saúde básica que serão enviadas para 701 municípios que se inscreveram no programa, mas para os quais não houve inscrição de um único médico brasileiro.

Boa sorte! A população brasileira – cuja humildade econômica é diretamente proporcional ao calor humano e à receptividade, especialmente no Norte e Nordeste – certamente os receberá muito bem e saberá reconhecer o seu importante trabalho.

A primeira coisa que disse o primeiro cubano entrevistado no saguão do aeroporto: “Viemos para trabalhar junto com os colegas médicos brasileiros”. Sem comentários.


Feliz por ter simplesmente apertado a mão de alguns deles – e sentido a energia que transforma pessoas e mundos por onde passam – e ainda emocionado, deixo alguns registros.

0 comentários:

Postar um comentário