segunda-feira, 7 de abril de 2014

78% dos brasileiros acreditam que há corrupção na Petrobras, diz Datafolha

EstatalA compra pela brasileira Petrobras de uma refinaria de petróleo em Pasadena, Texas (EUA), em 2006, ganhou mais repercussão, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha.
Conforme o levantamento, 78% dos brasileiros afirmam que há corrupção na estatal. Desse contingente, 29% afirmam acreditar que a fraude é maior do que em outras empresas públicas brasileiras.
Para 40% dos entrevistados, a cultura de suborno na Petrobras é igual à de outras estatais, enquanto 4% dizem acreditar que ela é menor. Só 5% dos brasileiros dizem que não existe corrupção na companhia, e 18% não souberam responder a pergunta.
A compra da refinaria é apenas um dos problemas criados para o governo, desde que a presidente Dilma Rousseff (PT) declarou, no mês passado, que não recebera informações jurídicas suficientes para aprovar a aquisição.
O caso virou alvo de uma CPI e da Polícia Federal por que há a suspeita de que o negócio causou um prejuízo de pouco mais de R$ 1 bilhão para a Petrobras.
À época do negócio, em 2006, Dilma era a chefe da Casa Civil e presidia o Conselho de Administração da Petrobras, que aprovou a compra de 50% dessa refinaria.
O levantamento foi feito nos dias 2 e 3 de abril em 162 municípios, com 2.637 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

0 comentários:

Postar um comentário