segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Trem descarrila e mata 4 pessoas em Nova York


Nova York Um trem de passageiros descarrilou na manhã de ontem na região do Bronx, no subúrbio de Nova York, deixando ao menos quatro mortos e 63 feridos, 11 deles em estado grave. O acidente aconteceu às 7h20 (9h20 em Fortaleza), quando os vagões da linha Metro-North Railroad saíram dos trilhos numa curva acentuada, próxima a uma estação que fica fora da ilha de Manhattan. Saído de Poughkeepsie, no norte do Estado de Nova York, o veículo seguia rumo à estação Grand Central, no centro da ilha.

Uma equipe de técnicos federais investigará as causas do acidente, principalmente a situação dos trilhos e a velocidade, além da atuação do maquinista, que permanece hospitalizado. Na curva, a velocidade máxima é de 48 km/h; no trecho imediatamente anterior, é de 113 km/h. O passageiro Frank Tatulli afirmou acreditar que o trem viajava "muito mais rápido" do que o normal. Ele sofreu ferimentos na região da cabeça e do pescoço, mas conseguiu deixar os destroços por conta própria. O presidente da autoridade metropolitana de transporte (MTA), Thomas Prendergast, ressaltou que todas as curvas têm um limite de velocidade e que as denúncias de abuso serão investigadas.


Ocupação

Cerca de 150 pessoas estavam a bordo, segundo um porta-voz da MTA, que abrange a ferrovia Metro-North. O trajeto aos domingos, no horário do acidente, costuma levar cerca de cem pessoas, mas o tráfego do feriado do Dia de Ação de Graças, que foi celebrado na quinta-feira (28), pode ter influenciado no volume de passageiros.

Se tivesse ocorrido em um dia de semana, quando centenas de pessoas vão ao trabalho na ilha, poderia ter registrado mais mortes. No local do acidente, os trilhos deixam as margens do rio Hudson para acompanhar o curso de um outro rio, o Harlem.

Um dos vagões tombados deslizou e chegou a poucos metros da água. Equipes de resgate chegaram a procurar por vítimas dentro do rio, mas não encontraram. Três dos mortos foram atirados para fora dos vagões, segundo os bombeiros. A maior parte dos feridos sofreu fraturas expostas nas pernas e nos braços, segundo médicos que participaram do socorro.

Em maio passado, dois trens, também da linha Metro-North, colidiram no Estado de Connecticut, deixando dezenas de feridos. No sábado, no Estado americano do Novo México, um outro descarrilamento de trem matou três operadores. 

0 comentários:

Postar um comentário