sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Secretaria da Saúde confirma três casos de febre chikungunya no Ceará


A Secretaria da Saúde do Ceará divulgou boletim nesta quinta-feira, confirmando três casos de febre chikungunya no Estado. Dois dos pacientes contaminados são de Fortaleza e um teve o caso confirmado em Brejo Santo. De acordo com o boletimos três foram contaminados quando viajaram para a República Dominicana. Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, há outros três casos suspeitos no Ceará.

Em 3 de junho o médico que atendeu um paciente em Brejo Santo suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão. O paciente já se recuperou e, na quarta-feira, 16 de julho, retornou ao Recife, onde mora.
A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.
Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Por ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

0 comentários:

Postar um comentário