quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pinto Martins é utilizado por passageiros de 173 municípios do País

pintomartins

O Aeroporto Internacional Pinto Martins atende passageiros de 173 municípios, ficando em oitavo lugar no Brasil no ranking dos aeroportos com maior influência. No Nordeste, o terminal aeroportuário de Fortaleza só perde para Salvador, com 202 e Recife com 196 municípios sob suas influências. O Aeroporto de Guarulhos em São Paulo é o de maior influência, pois por ele transitam diariamente passageiros de 312 municípios brasileiros. O estudo faz parte da Pesquisa Brasil que Voa divulgado nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Aviação Nacional. O levantamento é o mais completo que já feito no setor e mostra um panorama inédito da aviação no Brasil.

A SAC realizou durante o ano de 2014, 150 mil entrevistas em 65 aeroportos, que são responsáveis por 98% da movimentação aérea do País, em Fortaleza foram 4.800. São 3.590 municípios de origem e destino de voos domésticos (64% das cidades do País). Além de Fortaleza, O Aeroporto Orlando Bezerra, de Juazeiro do Norte também foi pesquisado.
Quase metade dos passageiros de viagens aéreas domésticas tem entre 31 e 45 anos, e viajam em sua maioria a trabalho ou a estudo. Do total, 74,3% compra a passagem com menos de 30 dias de antecedência e, quando não viajam de avião, 58,3% dos passageiros realizam o trajeto de carro. No Nordeste, o maior motivo de viagem é o lazer. Já no Norte é trabalho/estudo. Outro dado curioso é que na região Sul, menos pessoas fazem compras no aeroporto.
Dos 3.590 municípios que foram mencionados na pesquisa como origem ou destino das viagens dos usuários, a maior parte fica na região Nordeste. São 1.294 cidades citadas como rotas de viagens. Já a região Centro-Oeste tem o menor número de rotas de viagem, com 300 cidades mencionadas na pesquisa. O estado mais procurado como origem ou destino é São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro. Também é entre estes dois estados o maior fluxo de passageiros.
A pesquisa indiciou ainda algumas rotas que ainda não existem, mas que a demanda é alta, entre elas, a rota Fortaleza Curitiba. A movimentação de passageiros com esse destino realizada em voos não diretos foi de 80.983 pessoas no ano passado. Segundo a SAC, a infraestrutura aeroportuária está passando por melhorias significativas. “Entre 2011 e 2015, foram investidos R$ 15,6 bilhões no setor. Entre as principais ações estão a concessão de 10 aeroportos e a criação do Programa de Aviação Regional, que ampliará de 80 para 270 a quantidade de terminais aptos a receberem voos regulares. Juntas, essas ações preparam o Brasil para receber mais de 600 milhões de passageiros por ano em 2034”.

0 comentários:

Postar um comentário