sábado, 15 de fevereiro de 2014

Seca: Cid diz que é preciso "se preparar para o pior"

seca1Antes de inaugurar o Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Cepid), na comunidade das Goiabeiras, na Barra do Ceará. O governador Cid Gomes confessou à imprensa que há a possibilidade de cidades cearenses entrarem em colapso por falta d’água e disse que a situação é preocupante. “O Estado tem capacidade de armazenar 18 bilhões de metros cúbicos de água. Dessa capacidade, temos hoje seis bilhões. Se a gente tivesse esse um terço de capacidade bem distribuído, não teria problema. Vararíamos mais uma seca. Mas, infelizmente, essa água não é igualmente distribuída. Metade dela está num único açude. Dos seis bilhões, perto dos três bilhões estão no Castanhão. Regiões como o Cariri Ocidental, Sertões dos Inhamuns, Sertões de Crateús e Sertões de Canindé são críticas.”
Cid qualificou como delicadíssimas as situações de Tauá, Crateús e Canindé. Segundo ele, caso não chova nessas localidades, há água suficiente para apenas os próximos 60 dias. Para os três municípios, o Governo promete ações emergenciais (ver matéria na página 9). “O período de chuva dessas regiões é dezembro, janeiro e fevereiro. O que, infelizmente, já está comprometido. A gente tem que se preparar é pro pior”, admitiu.
Mesmo com a confissão de situação crítica, Cid assegurou ser do Ceará o melhor controle da situação no Brasil. “Nenhum estado tem tanto controle dessa questão como nós. Nós sabemos a quantidade exata de água em cada lugar, a quantidade de água que está sendo transportada, a quantidade exata de água que temos para suportar até maio, junho, julho, agosto ou até o ano que vem, se não chover nada esse ano. E, obviamente, temos sempre um plano de contingência.”
Cid Gomes ainda alfinetou os opositores. “Nessas horas, é muito fácil os críticos dizerem o seguinte: ‘é porque não planejou’. As coisas não são tão fáceis assim. O Ceará tem, em matéria de planejamento de recursos hídricos, eu diria que, com tranquilidade e sem falsa modéstia, o melhor planejamento e a melhor execução de ações voltadas para o suprimento de água de todos os estados brasileiros. E se destaca no mundo.”

0 comentários:

Postar um comentário