segunda-feira, 20 de março de 2017

Açude Acaraú Mirim é o quinto a sangrar. Espetáculo atraiu milhares de pessoas a Massapê

Resultado de imagem para Açude Acaraú MirimA sangria do açude Acaraú Mirim, na região Norte do Estado, proporcionou uma movimentação intensa de pessoas na parede do reservatório localizado no município de Massapê. Muitos moradores de Massapê e também de cidades vizinhas correram a parede de açude atraídos pelo espetáculo da sangria.
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora os reservatórios do Ceará, agora são cinco os açudes que atingiram 100% de volume no Ceará: Acaraú Mirim (Massapê); Caldeirões (Saboeiro); Valério (Altaneira) e Maranguapinho (Maranguape).
A barragem Tijuquinha, em Baturité, chegou a sangrar há uma semana, mas tem atualmente o 97,4% da capacidade total, de acordo com o monitoramento da Cogerh atualizado neste domingo 19.

Dos cinco açudes monitorados pela Cogerh que sangraram no Ceará, apenas o Acaraú Mirim é de médio porte, com capacidade máxima de 40 milhões de metros cúbicos. O volume é suficiente para abastecer a cidade de Fortaleza por um ano.
Resultado de imagem para Açude Acaraú MirimO Maranguapinho tem capacidade de 10 milhões de metros cúbicos. Já o Caldeirões, Valério e Tijuquinha têm, cada um, cerca de um milhão de metros cúbicos de água quando sangrando.
SITUAÇÃO ATUAL
Já os açudes de grande porte seguem com capacidade baixa. O Castanhão, que abastece a grande Fortaleza, tem atualmente 5,69% da capacidade. O Orós, que deixou de desviar águas para a Região Metropolitana de Fortaleza, segue com 9,83% da capacidade. Enquanto o Banabuiú tem apenas 0,62% do armazenamento. Os três são os maiores reservatórios do Ceará. Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, 122 estão com de 30% da capacidade, incluindo os maiores reservatórios do Estado.

Fonte: G1 Ce

0 comentários:

Postar um comentário