quarta-feira, 11 de novembro de 2015

PM avisa moradores que terceira barragem está trincada

"Se eu permitir que alguém desça lá, pode não voltar", alerta militar 

Um vídeo divulgado através das redes sociais mostra o momento em que um policial militar informa aos moradores de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central do Estado, que a barragem de Germano apresenta trincas. Na gravação, o PM alega que o acesso ao distrito será totalmente fechado. O bloqueio ficará a cerca de 10 km do local, na entrada para a cidade de Santa Rita Durão. Ainda conforme o militar, as buscas pelos desaparecidos serão temporariamente suspensas pelo Corpo de Bombeiros. 
O distrito foi devastado pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, na última quinta-feira (5). Até o momento, seis corpos foram resgatados e 21 pessoas permanecem desaparecidas. Quatro vítimas já foram identificadas por familiares. Agora, a preocupação está sobre a condição da barragem de Germano, que fica logo atrás do local da tragédia. No vídeo, o militar diz que a mineradora Samarco, responsável pela estrutura, está fazendo uma nova parede de sustentação para evitar mais estouros. 
— A barragem está trincada e a empresa já está fazendo outra parede lá para segurar a água. A gente agora tem que ver a vida humana. Se eu permitir que alguém desça lá, pode não voltar. Nós temos uma última equipe dos bombeiros que está terminando de fazer um pente fino com os cachorros, mas se houver algum problema, o helicóptero está lá para resgatar eles. A gente não pode permitir que vocês desçam, nem a gente pode descer lá por conta disso. 
Medidas
O governo de Minas informou na manhã desta quarta-feira (11) que está sendo feito um replanejamento das buscas e que, "possivelmente, algumas famílias, por medida de segurança, serão realocadas". Essa realocação seria de moradores dos arredores da barragem de Germano. 
Ainda conforme o governo do Estado, a mineradora está realizando uma intervenção no dique desta barragem. No entanto, não foi confirmado se ela apresenta algum problema ou risco de rompimento. A informação do replanejamento da operação de buscas foi confirmada pelo major do Corpo de Bombeiros, Rubem Cruz. Ele informou ainda que a possibilidade de evacuação da região existe em razão do risco das intervenções na barragem.
Na noite de terça-feira (10), outra nota divulgada pelo governo do Estado pedia que a população evitasse a área das barragens após um novo tremor de terra, de magnitude de 2,1 graus na Escala Richter, ter sido registrado na região pela manhã. O governo também pediu que a Samarco elabore um diagnóstico mais apurado sobre a situação da barragem Germano.
Já a mineradora informou que iniciou nesta quarta-feira (11) intervenções nas estruturas que restaram das barragens de Fundão e Santarém e também na barragem de Germano, em Mariana, na região central de Minas Gerais. A empresa também desmentiu os boatos de rompimento ou de trincas nesta última barragem.
Na última quinta-feira (5), quando houve o rompimento das duas barragens, seis tremores de terra com intensidades entre 2.0 e 2.6 graus na Escala Richter foram registrados próximo a Mariana e Ouro Preto. A informação foi confirmada pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Até o momento, não se sabe se há alguma relação entre os tremores e o rompimento das barragens. 

0 comentários:

Postar um comentário