sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ministro da Educação confirma 61,5 mil novas vagas para o Fies

Os novos contratos são referente ao segundo semestre desse ano

O ministro da Educação, Renato Janine, anunciou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano ofertará 61,5 mil novas vagas. O ministro divulgou a informação em sua conta oficial no Facebook nesta sexta-feira, 26.
Somente este ano, somando as vagas ofertadas no início de 2015, o Fies ofertará cerca de 313,9 mil novas vagas de financiamento estudantil. Quantidade que corresponde a 43% do número total do ano passado.
Segundo o ministro, a proposta do Governo Federal é manter a média de 2015 para os próximos anos. "Esperamos nos próximos anos manter nesse patamar. Esta é a intenção do governo", afirma Renato Janine.
Mudanças de regras
Além do anúncio de novos contratos, o ministro da Educação salientou que, a partir de agora, os contratos estarão sujeitos a juros de 6,5%. Um aumento de 3,1% em relação à antiga regra contratual. "Os juros sofrem um pequeno reajuste, passam a 6,5%. Continuam sendo subsidiados sim pela sociedade brasileira, mas são mais alinhados com a inflação do último ano", ressalta.
Com o objetivo de melhorar a economia nacional, Janine afirmou que os cursos com nota mais alta no Conceito Preliminar de Curso (CPC) terão prioridade na oferta. "Vamos aumentar os cursos destinados à engenharia, para melhorar a produtividade da economia brasileira, de formação de professores, para melhorar nossa formação básica e de saúde, obviamente para melhorar a saúde dos brasileiros".
Ainda conforme o ministro, as mudanças deverão ser publicadas na próxima semana em portaria oficial. Contudo, a data para início das inscrições não foram informadas.

0 comentários:

Postar um comentário