Em mais uma tentativa de amenizar os atritos entre o PMDB e PT, a presidente Dilma Rousseff esteve reunida nesse domingo (09/03) com o vice-presidente Michel Temer e voltou a oferecer o Ministério do Turismo para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).
Embora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha aconselhado sua sucessora a ser mais “política” e conversar com a cúpula do PMDB, ela preferiu chamar apenas Temer para o encontro. Após provocar mais divisão entre as alas do PMDB, Dilma quer fortalecer o vice, que deve chancelar todas as indicações do partido para o primeiro escalão. Dilma deverá se reunir nesta segunda-feira (10) com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, no encontro a presidente informou a Temer que irá nomear novos ministros mesmo sem o aval peemedebista. Uma nova reunião será realizada nesta segunda-feira no Palácio do Planalto, desta vez com Temer, líderes e dirigentes do partido.
Diante de uma base aliada rebelada, que votará cinco requerimentos de convocação de ministros nos próximos dias, Dilma pediu ao vice-presidente que tente pacificar o PMDB, isolando o líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ).
O governo quer chegar a um acordo com o PMDB para neutralizar a reunião da bancada da Câmara, prevista para esta segunda. Nesse encontro, um terço dos deputados do partido promete aprovar o rompimento da aliança com o governo.
Temer desautorizou Cunha a pregar o fim da parceria com o Planalto. Poucas horas antes de se reunir com Dilma, ele disse que o PMDB quer manter o casamento com ela e não vê chance de divórcio.
0 comentários:
Postar um comentário