terça-feira, 22 de setembro de 2015

Câmara adia votação do projeto que aumenta multa para táxis piratas

camara taxistas

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) adiou a votação do projeto que aumenta a multa para quem for flagrado fazendo transporte irregular de passageiros. O presidente da Casa, vereador Salmito Filho recebeu representantes da categoria dos taxistas e dos chamados “táxis amigos” em busca de um acordo.

Nesta terça-feira, motoristas do transporte irregular realizaram uma carreata até a Câmara buscando pressionar os vereadores a votarem contra o Projeto de Lei que altera de R$ 641 para R$ 2.850 a multa para os clandestinos. O clima ficou tenso, quando taxistas ocuparam o plenário tentando garantir a aprovação do projeto.
Guardas municipais ficaram apostos, mas não aconteceu nenhum conflito.  O adiamento da votação foi o meio para controlar a situação. Nos bastidores circulava o boato que a prefeitura abriria mais duas mil vagas para taxistas até maio de 2016. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), negou  a informação.
O Projeto em discussão é de autoria do próprio presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PROS), e dispõe sobre a vedação de transporte remunerado individual de passageiros sem que o veículo esteja autorizado para esse fim. Os taxistas não legalizados, conhecidos como Táxi Amigo, querem restabelecer contato com o prefeito Roberto Cláudio para que o aumento do número de táxis seja aprovado. Ficou acertado que amanhã, quarta-feira, às 9h, as duas categorias de trabalhadores e uma comissão de vereadores se reunirão com o prefeito para discutir a regulamentação.
Edmilson Rodrigues, presidente da Associação dos Motoristas Autônomos Complementares e Similares de Fortaleza, afirmou que a reunião foi proveitosa e parabenizou todos os vereadores, afirmando que os parlamentares também buscam a regulamentação dos taxistas. “Todos nós queremos que seja feito tudo diante da lei. Agora quem vai decidir é o prefeito. Tudo continua como o prefeito falou nas primeiras negociações sobre as duas mil novas vagas. A gente vai lá amanhã se reunir com o prefeito conversar com ele juntamente com a comissão de vereadores que estiveram aqui”, destacou.
Vicente de Paula, presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará ressaltou que não é contra a contratação de novos taxistas na cidade de Fortaleza, mas acredita que a prefeitura precisa realizar primeiramente um estudo para saber se de fato o município está precisando de mais táxis nas ruas. “Tem que ter um estudo por parte da Prefeitura, porque não podemos inchar a cidade de táxis sem conseguir atender corretamente a população. Em relação a abertura de mais vagas, o sindicato é aberto e a favor quanto a isso”, comentou.
Por último, o Presidente da CMFor destacou que a negociação ao consenso de dar continuidade a negociação iniciada com o prefeito em Abril de 2015, e que entrou em contato diretamente com o prefeito para que uma reunião fosse logo marcada. Salmito comentou também que seu projeto de lei que aumenta o valor da multa para quem não é taxista legalizado, fica subordinado a essa mesa de negociação. “Amanhã temos nova reunião com o prefeito, e lá a Prefeitura vai apresentar informações de dados técnicos em relação a demanda da sociedade em relação a serviço de táxi e uma proposta de nova licitação que não foi iniciada hoje, mas sim na mesa de negociação em abril de 2015”, explicou.

0 comentários:

Postar um comentário