sexta-feira, 26 de junho de 2015

Emenda de reajuste para aposentados divide bancada do Ceará

Pela regra aprovada, as aposentadorias seriam reajustas pelas mesmas regras aplicadas ao salário mínimo. Votação colocou do mesmo lado adversários históricos, como os deputados Luizianne Lins e Moroni Torgan

A bancada cearense na Câmara Federal se dividiu na votação da Medida Provisória 672/15, que estende as regras do reajuste do salário mínimo para as aposentadorias. O valor é calculado pela soma da variação da inflação (INPC) e do Produto Interno Bruto (PIB). A regra, proposta por Arthur Oliveira (SD) foi aprovada por 206 votos a 179. Entre os cearenses, foram nove votos favoráveis e sete votos contrários.

Entre os votos favoráveis, alguns tem destaque. Um deles, o da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Ela já havia contrariado o governo na votação da MP 665, que restringia direitos trabalhistas. Na época, a deputada argumentou que não votaria “com os inimigos do PT e do Governo” mesmo sendo contra o teor do projeto. Entre os petistas, apenas ela e mais dois - Wadih Damous (RJ)e Weliton Prado (MG) - foram favoráveis à emenda votada ontem. A votação colocou do mesmo lado a ex-prefeita e um de seus adversários históricos, Moroni Torgan (DEM).
Na bancada no PCdoB, apenas o cearense Chico Lopes apoiou a medida. O parlamentar, tradicionalmente, acompanha a orientação da liderança comunista ao determinar seu voto.
O posicionamento do parlamentar, no entanto, foi de equívoco. Ele afirmou ao O POVO que votou de forma errada. “Eu segui a orientação do partido (que era a favor do governo) e me enganei”, disse.
O deputado André Figueiredo (PDT), do partido que faz parte da base aliada do governo, também votou a favor da medida. Ele justifica o posicionamento afirmando que a MP “corrige uma injustiça histórica com os aposentados do Brasil”. O deputado afirma que está aberto ao diálogo com o governo para nova proposta intermediária.
“Passou dos limites”
Responsável pelas maiores derrotas legislativas ao governo Dilma Rousseff neste ano, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ontem que a Casa “passou dos limites” e colocou o ajuste fiscal em risco ao aprovar na véspera um reajuste maior a aposentados e pensionistas.

“Essa medida de ontem (quarta) passou dos limites. Essa aprovação realmente causa um prejuízo ao país, foi feita de forma equivocada. (...) É bom que se chame à consciência de que tudo tem um limite”, afirmou.”Ontem se chegou a um limite daquilo que não deve ser feito”, disse o presidente da Câmara. (O POVO Online, com agências de notícias)

Ministro da Educação confirma 61,5 mil novas vagas para o Fies

Os novos contratos são referente ao segundo semestre desse ano

O ministro da Educação, Renato Janine, anunciou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano ofertará 61,5 mil novas vagas. O ministro divulgou a informação em sua conta oficial no Facebook nesta sexta-feira, 26.
Somente este ano, somando as vagas ofertadas no início de 2015, o Fies ofertará cerca de 313,9 mil novas vagas de financiamento estudantil. Quantidade que corresponde a 43% do número total do ano passado.
Segundo o ministro, a proposta do Governo Federal é manter a média de 2015 para os próximos anos. "Esperamos nos próximos anos manter nesse patamar. Esta é a intenção do governo", afirma Renato Janine.
Mudanças de regras
Além do anúncio de novos contratos, o ministro da Educação salientou que, a partir de agora, os contratos estarão sujeitos a juros de 6,5%. Um aumento de 3,1% em relação à antiga regra contratual. "Os juros sofrem um pequeno reajuste, passam a 6,5%. Continuam sendo subsidiados sim pela sociedade brasileira, mas são mais alinhados com a inflação do último ano", ressalta.
Com o objetivo de melhorar a economia nacional, Janine afirmou que os cursos com nota mais alta no Conceito Preliminar de Curso (CPC) terão prioridade na oferta. "Vamos aumentar os cursos destinados à engenharia, para melhorar a produtividade da economia brasileira, de formação de professores, para melhorar nossa formação básica e de saúde, obviamente para melhorar a saúde dos brasileiros".
Ainda conforme o ministro, as mudanças deverão ser publicadas na próxima semana em portaria oficial. Contudo, a data para início das inscrições não foram informadas.

Ônibus da empresa Guanabara tomba e passageiro de Camocim morre na hora

O motorista, conforme a Guanabara, cumpria jornada regular e tinha descansado por mais de 30 horas antes de iniciar a viagem



Um ônibus da empresa Guanabara tombou na madrugada desta sexta-feira, 26, na CE-365, entre os municípios de Senador Sá e Massapê. O veículo, que fazia o itinerário Parnaíba - Fortaleza, transportava 20 pessoas. Um dos passageiros morreu e 16 ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital, conforme a Polícia Militar de Massapê. 

O acidente ocasionou a morte de Washington Luiz de Oliveira, 51 anos, e deixou outras doze pessoas feridas. Elas permanecem internadas na Santa Casa de Sobral para onde foram levadas momentos após o ocorrido.  

As causas do acidente, registrado por volta de 1h30min, ainda não foram identificadas. A Guanabara disse, por meio de nota, que enviou equipes para prestar a assistência necessária aos passageiros, no local e na unidade médica. 

A empresa informou que o veículo encontrava-se em ''perfeitas condições de uso, tendo passado por manutenção preventiva há pouco tempo''. O motorista, conforme a Guanabara, cumpria jornada regular e tinha descansado por mais de 30 horas antes de iniciar a viagem. 

De acordo com o Fisioterapeuta Márcio Glaidson, de Camocim, que foi "cuspido" pra fora do ônibus após o primeiro capotamento, resultando em trauma abdominal e forte lesão nas costas, o motorista trafegava em alta velocidade, freando dentro das curvas, fato que já vinha sendo questionado por alguns passageiros, já que esse comportamento geralmente indica que o condutor está com sono. Na última curva antes de Massapê, bem mais fechada, essa freada não teria sido suficiente, resultando em 5 capotamentos, segundo testemunhas. Sobre o estado de saúde do motorista, Márcio disse que escutou dos profissionais da Santa Casa, que ele havia sofrido traumas abdominal e crânio-encefálico. O estado dele seria gravíssimo.   Outro que estava no ônibus, e saiu apenas com escoriações leves, foi Artidonio Dias Dantas, Chefe do Escritório do Detran em Camocim.  Ainda segundo Márcio Glaidson, a Empresa Guanabara está dando assistência às vítimas. 

A Perícia Forense foi acionada para o local e emitirá relatório sobre o acidente. Familiares das vítimas podem entrar em contato com a Guanabara pelo telefone do SAC: 0800-7281992.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Câmara estende reajuste do mínimo a todos os aposentados

MP aprovada prorroga a fórmula de reajuste do salário mínimo até 2019. Deputados incluíram emenda que amplia política aos aposentados

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a prorrogação da política de valorização do salário mínimo até 2019. Os parlamentares também incluíram na Medida Provisória a ampliação da fórmula para todas as aposentadorias do Regime Geral de Previdência, o que implicaria em despesas de R$ 9 bilhões apenas em 2015 segundo o Governo. A aprovação se deu por 287 votos a 12, mas o texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
A MP originalmente apenas reajustava o salário mínimo de acordo com inflação acumulada nos 12 meses anteriores e a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Ela não alterava o reajuste das aposentadorias, que seguiriam sendo corrigidas pela inflação. Também não mexia com os beneficiários que ganham o mínimo, que já tem a valorização pela fórmula.
Conforme o economista Henrique Marinho, a aprovação agrava a preocupação com o caixa da Previdência, que já é deficitário. Ele afirma que a medida levaria à quebra do sistema previdenciário. “Menos pessoas estão nascendo no Brasil. A taxa de natalidade está menor que dois filhos por casal. No futuro próximo, menos pessoas irão entrar no mercado de trabalho, menos pessoas a contribuir. Há também mais pessoas vivendo mais. O problema é de caixa presente e futuro”.
O economista ressalta que também há erros do passado. Ele enumera que mais de 10 milhões de pessoas aposentados que não contribuíam ou contribuíram muito pouco. “Isso trouxe um peso muito grande.”
Para o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Ceará (Dieese-CE), a medida é positiva. “A regra é boa, é um avanço, trouxe benefícios, mas na atual conjuntura, vai ser só correção”, afirma Reginaldo Aguiar, diretor técnico do Dieese-CE. Ele reforça que, na verdade, muda pouca coisa, tendo em vista a expectativa de baixo crescimento ao país nos próximos anos.
Em 2016, o salário mínimo terá um ganho real ínfimo devido à estagnação da economia. Isso porque será reajustada pela inflação apurada em 2015, mais o resultado do PIB de 2014, que ficou em 0,1%.
Esforço político
Na última segunda-feira, Dilma convocou reunião de emergência com ministros e pediu empenho total para impedir a aprovação da emenda. Ao final do encontro, o ministro da Previdência, Carlos Gabas, disse que dar aval a uma proposta nesse sentido coloca “em alto risco” as contas do sistema previdenciário. Mas o esforço foi em vão.

A discussão sobre vincular a política do salário mínimo e o Regime Geral da Previdência não é nova. A Câmara chegou a aprovar, no início do ano, o texto-base de um projeto de lei que alongava a atualização do mínimo até 2019, mas o Governo costurou um acordo com o presidente da Câmara para retirá-lo de pauta. (com agências)

Policial Militar é morto a tiros no Mondubim

Resultado de imagem para pm luto ceDouglas dos Santos Silva estava em sua motocicleta quando foi abordado por 3 homens armados que efetuaram os disparos


Mais um policial militar foi assassinado em Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira, 25, no bairro Mondubim. O soldado Douglas dos Santos Silva, da 2ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, foi assassinado quando trafegava em sua motocicleta na rua Rio Doce.

De acordo com informações policiais, o soldado foi abordado por 3 homens que estariam em um veículo gol de cor prata. Douglas ainda teria tentado fugir dos disparos, mas não resistiu e tombou há poucos metros do local. Segundo testemunhas, os ocupantes do veículo teriam se aproximado novamente do policial e feito novos disparos contra ele.

Ainda de acordo com a polícia, diversos cartuchos de bala foram encontrados nas proximidades do local do crime. Ainda não se sabe a motivação nem os responsáveis pelo crime. Agora, já são 6 policiais assassinados no Ceará somente em 2015, sendo 3 policiais civis e 3 policiais militares.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Cantor Cristiano Araújo e sua namorada Allana sofre acidente de carro e morre, em GO

Cristiano Araújo postou foto com a namorada antes se seguir para Itumbiara, Goiás (Foto: Reprodução/Instagram)Cantor foi transferido de Morrinhos para o Hospital de Urgências de Goiânia.

O cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, sofreu um acidente de carro na madrugada desta quarta-feira (24) na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o cantor voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, quando veículo em que ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou. Empresário do cantor, Antônio Pereira dos Santos confirmou que a namorada de Cristiano, identificada como Allana Moraes, estava com ele e morreu no local.
Já o sertanejo foi socorrido em estado grave e levado ao Hospital Municipal de Morrinhos, onde o recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel para o Hospital de Urgências de Goiânia .
"Ele teve um trauma na parte traseira do crânio, mas não sei se ele está consciente. Me passaram que o estado dele é grave, porém estável", afirmou o empresário do cantor ao G1.

Ainda segundo Santos, o corpo de Allana foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Morrinhos. "Familiares dela foram até o local para fazer a liberação", destacou.

Além do sertanejo e da namorada, outras duas pessoas seguiam no veículo. Segundo os bombeiros, elas tiveram ferimentos leves e foram levadas ao hospital em Morrinhos. Logo depois, elas também foram encaminhadas a um hospital na capital.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda são apuradas. “Fizemos um levantamento no veículo, que é do ano de 2015, e ele estava em perfeitas condições. A suspeita inicial é que o motorista tenha dormido ao volante, mas tudo isso ainda é devidamente apurado”, afirmou o inspetor Newton Moraes.

Capotamento aconteceu na BR-153, entre Goiatuba e Morrinhos, em Goiás (Foto: Divulgação/PRF)Segundo o empresário, o cantor costumava viajar com um motorista particular para que "pudesse dormir após o show" e não precisasse dirigir. Ele ressaltou, ainda, que o condutor "é experiente e acostumado a guiar de madrugada".

Shows
Na última terça-feira (23), o cantor publicou em sua página no Instagram uma mensagem dizendo que estava partindo da Bahia, ao lado na namorada, com destino a Itumbiara. Após o acidente, muitos fãs comentaram na imagem sobre o ocorrido e mandam mensagens de solidariedade ao cantor.

O próximo show de Cristiano Araújo estava marcado para acontecer na noite desta quarta-feira em Caruaru, em Pernambuco.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Uso do extintor ABC é adiado novamente

O último prazo para os motoristas se adequarem à norma era 1º de julho, agora o prazo será 1º de outubro

O prazo para obrigatoriedade de uso do extintor do tipo ABC nos automóveis será prorrogado por mais 90 dias, a exigência será feita a partir do dia 1º de outubro. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19.

O último prazo para os motoristas se adequarem à norma era 1º de julho, mas o Ministério das Cidades pediu que Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) alterasse a data.

A multa pela falta do extintor começaria em 1º de janeiro deste ano, mas o Denatran adiou para abril e, posteriormente, para 1º de julho, e agora para outubro de 2015.

Quando a obrigatoriedade entrar em vigor, circular sem o extintor do tipo ABC será infração grave, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação.


Número de adultos que admitem beber e dirigir cai 44% em Fortaleza

Atrás apenas de Vitória, com 54%, a Capital cearense é a segunda com maior redução da porcentagem em pesquisa nacional. Homens são os que mais assumem hábito de combinar álcool e direção

De 1.518 adultos entrevistados em Fortaleza, 4% admitem dirigir após ingerir bebida alcoólica. O dado é da pesquisa Vigitel 2014, do Ministério da Saúde, que monitora fatores de riscos à saúde nas capitais brasileiras. Em 2012, os dados da mesma pesquisa eram de 7,2% pessoas com este comportamento na Capital. A redução foi de 44%, a segunda maior nas capitais brasileiras. São os homens que mais persistem no hábito: 6,8% deles responderam que ainda dirigem sob efeito do álcool. O percentual das mulheres com este hábito é de 1,7%. Hoje, a Lei Seca completa sete anos.
O resultado é atribuído à rigidez na fiscalização da Lei Seca e trabalhos de conscientização sobre o tema, de acordo com Antônio Carlos Nardi, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. “Mudança de comportamento é sempre mais difícil conseguir. Ajuda quando afeta no bolso”, afirma. Como os homens ainda constituem grupo de risco, o desafio é informar o público masculino e conscientizar também as famílias para que ajudem no combate ao hábito.
Ainda conforme Nardi, as campanhas são intersetoriais, envolvendo os ministérios da Justiça, da Saúde e os órgãos de trânsito. As estratégias resultam na redução da mortalidade e na diminuição dos gastos com acidentados do trânsito. Conforme dados do ministério, o número de óbitos por acidentes caiu de 44,8 mil para 42,2 mil entre 2012 e 2013.
Os números ainda são preocupantes, com mais de 40 mil mortes ao ano, alerta a pesquisadora em Mobilidade Urbana e professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gislene Macêdo. Para ela, os dados de redução na combinação de álcool e direção não garantem que a população esteja mais lúcida diante do problema, pois ressalta que pode também haver maior número de transgressões. “E se não houvesse a Lei Seca? Manteríamos como sociedade o hábito insano de beber e dirigir?”, questiona.
Mudança nos hábitos
O administrador Elton Ferreira, 29, prefere entregar a direção do carro à namorada quando sai no fim de semana e ingere bebida alcoólica. Mesmo sem nunca ter sido parado nas blitze de fiscalização, a mudança nos hábitos é para evitar os riscos - de multa e de acidentes. Ele reconhece a importância da prevenção, mas considera injusta a legislação atual. “O nível de álcool permitido é muito restrito. Quem bebe um pouco de vinho no almoço ainda pode ser multado à noite”, exemplifica. 
A tolerância é de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelo condutor. Como cada corpo tem respostas diferentes ao álcool, a dica é esperar para dirigir 24 horas depois de beber, conforme aconselha o inspetor Alexsandro Batista, chefe do Departamento de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF).
Lei Seca
Em 2008, a lei 11.705 (conhecida como Lei Seca) acrescentou ao Código de Trânsito Brasileiro a previsão do teor alcoólico necessário para caracterizar a infração.

MPF pede fim de aposentadoria para ex-governadores do Ceará

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, será acionado para que peça ao STF a declaração de inconstitucionalidade da aposentaria vitalícia paga a ex-governadores. No Ceará, quatro recebem o benefício


O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) solicitará ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que peça ao Supremo Tribunal Federal (STF) a declaração de inconstitucionalidade da aposentaria vitalícia paga a ex-governadores do Estado. De acordo com nota divulgada pela PR/CE, ela “fere vários princípios e artigos da Constituição Federal e já existe decisão liminar do STF contrária ao pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores”.
O benefício sempre esteve cercado de polêmicas, além de idas e vindas sobre a adoção do benefício. A pensão passou a ser concedida, inicialmente, após um período mínimo no exercício da função.
Em 1995, no segundo mandato de Tasso Jereissati (PSDB), o pagamento chegou a ser suspenso. Mas, em 2002, foi retomado na era Lúcio Alcântara (à época, PSDB). Quatro anos depois, a Assembleia mudou o texto da Constituição estadual e acabou com o direito à solicitação do benefício a partir daquela data.
Atualmente, quatro ex-governadores recebem o benefício: Adauto Bezerra, Gonzaga Mota, Beni Veras, que foi vice do ex-governador Tasso Jereissati e assumiu o cargo entre 2002 e 2003, e Francisco Aguiar – este último, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que governou o Estado em 1994 e 1995, durante apenas 89 dias. O valor pago é de cerca de R$35 mil reais, superior ao salário do governador Camilo Santana (PT), de R$13 mil.
Pará
A motivação para a ação do procurador Alessander Sales é uma decisão recente da Corte Suprema. Em abril, o plenário suspendeu, por seis votos a um, o pagamento do benefício a ex-governadores do Pará. “Ex-governador não é um agente público, desta forma não haveria razão para receber remuneração idêntica a quem está no cargo”, diz a MPF-CE, citando o voto da ministra Carmen Lúcia.

À época da decisão, conforme já havia sido publicada pelo O POVO, a expectativa era de que ela gerasse repercussão em outros locais. “Esta decisão do Supremo pode servir de parâmetro para o mesmo entendimento em relação a outros estados da federação”, disse Gustavo Brígido, professor e doutorando em Direito Constitucional. O presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-CE, Fábio Zech, afirmou a influência se daria por ser “uma demonstração de um entendimento do Supremo quanto à matéria”.
Saiba mais
Em março de 2014, dois ex-governadores do Ceará conseguiram reaver no Tribunal de Justiça (TJCE) o pagamento do valor original das pensões vitalícias cedidas pelo Estado àqueles que já ocuparam o cargo. Os últimos beneficiados foram Adauto Bezerra e Gonzaga Mota, que voltaram a receber cerca de R$ 35 mil por mês, o equivalente ao salário do presidente do TJ.
Ao longo dos últimos anos, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a OAB-CE contestaram os pagamentos na Justiça. O assunto divide opiniões.
“O Estado deve dar um mínimo de estrutura. Um governador contraria muitos interesses. Os grupos que se sentirem malferidos podem depois se vingar. É importante dar estrutura segurança, mas isso não significa que esse tipo de pensão especial deve ser concedida”, ponderou o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro. Já para Francisco Aguiar, “trata-se de um (ex-)chefe de poder. Hoje, o valor que o Estado gastaria comigo para me dar uma certa estrutura seria bem superior. Teria direito a segurança, dois ou três militares, motorista...”, defendeu.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dilma sanciona com vetos lei que altera regras do seguro desemprego

Resultado de imagem para dilmaA Presidente vetou a exigência de 90 dias trabalhados para ter direito ao abono salarial. Continua valendo a regra de 30 dias para o benefício

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a lei que torna mais rígidos os critérios de acesso ao seguro-desemprego, seguro defeso e abono salarial. A sanção foi publicada nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial da União e a lei entra em vigor imediatamente.

A medida faz parte do ajuste fiscal e o governo espera economizar com a redução da concessão de benefícios trabalhistas.

A presidenta vetou dois pontos do texto aprovado pelo Congresso Nacional, entre eles o que trata do seguro-desemprego para o trabalhador rural.

Dilma vetou o Artigo 4°, segundo o qual teria direito ao beneficio o trabalhador rural dispensado sem justa causa que comprovasse ter recebido salários relativos a cada um dos seis meses imediatamente anteriores à data de dispensa; ou ter sido empregado de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada durante pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses e não ter exercido atividade remunerada fora do meio rural no período aquisitivo, entre outras regras.

O motivo do veto, segundo Dilma, é que a medida resultaria em critérios mais restritivos para o trabalhador do campo, com “quebra de isonomia em relação ao trabalhador urbano”.

O outro veto está relacionado à concessão do abono salarial. A presidenta vetou a exigência de pelo menos 90 dias trabalhados no ano-base para ter direito ao benefício. A regra tinha sido incluída pelo governo e os senadores concordaram em mantê-la no texto para não atrasar a votação, diante do compromisso de Dilma em vetar a mudança de prazo na sanção.

Com o veto fica mantida a regra atual, que garante o pagamento do abono para quem trabalhar por pelo menos 30 dias no ano-base.

Na mensagem de veto, Dilma explica que a retirada do trecho foi negociada com o Congresso Nacional e diz que a eventual mudança no abono será analisada pelo Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social, criado pelo governo em abril.


Governo autoriza pagamento do Garantia-Safra para 7,1 mil agricultores

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor nesta quarta-feira, 17

O Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento de benefícios relativos à safra 2013/2014 a agricultores que aderiram ao Garantia-Safra. Ao todo, 7.118 agricultores de estados do Nordeste receberão o benefício. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor nesta quarta-feira, 17.
Serão beneficiados 3.980 agricultores de Cansanção e 619 de Novo Triunfo, na Bahia, 1.444 de Bananeiras, na Paraíba, 839 de Senador Rui Palmeira, em Alagoas, e 236 de Manari, em Pernambuco.

O Garanti-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que visa a auxiliar agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuva. Ele abrange cidades em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra.

Na safra 2013/2014, o valor anual do benefício é R$ 850, pago em cinco parcelas. Os pagamentos dos agricultores beneficiados hoje serão realizados a partir desde mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Podem pedir o benefício agricultores familiares com renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, que efetuem a adesão antes do plantio e que não detenham área superior a quatro módulos fiscais. A área total a ser plantada deve ser, no mínimo, 0,6 hectares e, no máximo, cinco hectares. Para aderir, o agricultor deve verificar se sua cidade assinou o termo de adesão ao projeto e procurar o escritório local de assistência técnica ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DO RÁDIO "IRLO JÚNIOR" E "CILENE GOMES".

Nós da RÁDIO PINTO MARTINS FM 98,7 parabenizamos nossos amigos profissionais do rádio, Irlo Júnior e Cilene Gomes, pela grande aquisição da carteira de Radialista Profissional, documento reconhecido e expedido pelo Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará. O radialista Irlo Júnior é o apresentador do Grande Jorna da 98, programa jornalístico de grande audiência na região que vai ao ar de segunda a sexta, no horário de meio-dia às 15h00 na FM Pinto Martins. Já a Cilene Gomes é a diretora adjunta da referida rádio.

”Nós sabemos que hoje pra conseguirmos algo verdadeiramente pra nossa vida, temos que batalhar, correr atrás, persistir e nunca, nem jamais desistir. O Fruto disso vem depois de uma plantação bem feita e regada de apoio da família e dos amigos que são como a água e o sol, essenciais para a colher bons frutos. Depois de mais de 03 anos recebi com muita alegria a minha carteira de RADIALISTA PROFISSIONAL, mas um sonho realizado em minha vida”, ressaltou o radialista profissional Irlo Júnior.

Blog Camocim Noticias 24hs e Camocim Policia 24hs