sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MORRE NA SANTA CASA DE SOBRAL ADOLESCENTE BALEADO EM CAMOCIM NO ÚLTIMO DIA 18.

Oito dias após ter sido baleado a tiros de revólver, faleceu na Santa Casa de Sobral o jovem João Neto, de apenas 17 anos. Conforme informou ao blog Camocim Polícia 24h um amigo da família, apesar dos tiros terem perfurados alguns órgãos internos, o adolescente vinha se recuperando bem e já tinha data marcada para sair da UTI. Infelizmente o quadro de saúde do jovem se complicou durante a madrugada desta quinta-feira, 26, e ele não resistiu, veio a óbito por volta das 05h30 da manhã de hoje (26).

João Neto havia sido alvejado à bala durante a noite de quarta-feira, 18, quando estava sentado no cruzamento das ruas Duque de Caxias com Joaquim Távora, no bairro da Brasília, próximo à sua residência. Na ocasião outro adolescente que estava em sua companhia também levou um tiro na perna, porém, sem maiores gravidades.
O crime está sendo investigado pela Polícia Civil de Camocim.

FONTE e FOTO: Blog Camocim Polícia 24h

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Projeto de Reforma Administrativa deve ser votado nesta quinta-feira Zezinho Albuquerque pediu colaboração aos parlamentares

A reforma administrativa do Governo Camilo Santana começou a ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), na tarde de ontem, com a presença do procurado geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, do secretário do Planejamento, Hugo Santana. A reunião do colegiado foi adiantada em um dia para dar celeridade à tramitação da matéria.
No início da sessão de ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PROS), pediu colaboração aos parlamentares para que eles tirem todas as dúvidas quanto à reforma administrativa para que o assunto seja encerrado e a votação ocorra amanhã. Nos últimos dias, opositores destacaram a necessidade de se aprofundar a discussão em torno da matéria, que está há uma semana na Casa.
A deputada Fernanda Pessoa (PR) chegou a dizer que o plenário não deveria aceitar a reforma administrativa sem que seja contemplada a criação da Secretaria de Políticas de Convivência com a Seca. Ela sugeriu que a pasta seja instituída em substituição à criação da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, ocupada por Osmar Baquit (PSD).
A criação de secretarias e o fortalecimento da Pasta das Cidades, ocupada por Ivo Gomes, motivaram, nos últimos dias, críticas da oposição. Hoje Camilo Santana (PT) utilizará o primeiro expediente da sessão ordinária para apresentar o plano de enfrentamento à crise hídrica no Estado. Na sexta-feira, o debate vai continuar na Casa com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e outras autoridades.

Homem é preso por depredar igrejas em Viçosa do Ceará

Image-0-Artigo-1804198-1'Irmão Evaldo' já é reincidente. Ele tinha se envolvido em ataques a outra igreja e ao cemitério da cidade"


Um homem identificado como Evaldo Tavares de Araújo, 31, conhecido como 'Irmão Evaldo', foi preso na noite do último domingo (22), depois de pichar a Igreja Matriz de Viçosa do Ceará (348Km de Fortaleza) e destruir as imagens e o altar da Igreja do Céu, considerada um dos pontos turísticos da Cidade. De acordo com a Polícia, Araújo já responde a dois procedimentos criminais por ter pichado a Igreja de São Francisco e invadido o cemitério de Viçosa para violar e destruir túmulos e imagens sacras, no ano passado.
O delegado Gilker Santos disse que 'Irmão Evaldo' foi detido por agentes da Guarda Municipal de Viçosa, quando depredava a Igreja do Céu. "Ele quebrou imagens que tinham mais de cem anos. Destruiu um patrimônio histórico, que tem um valor inestimável para a população".
Conforme a Polícia, Evaldo Araújo escreveu nas paredes do ponto turístico mensagens com apelo satânico e de violência, como "quero sangue", "666" e "vou derramar sangue". O delegado disse que os moradores de Viçosa ficaram indignados com a ação e cobraram reações enérgicas da Polícia. "Conseguimos dar a resposta imediatamente e ele está preso. As pessoas já estão mais calmas, mas infelizmente nada pode minimizar o sentimento de tristeza que ele causou na população, principalmente nas pessoas idosas, que têm toda uma ligação afetiva com a igreja", declarou Gilker Santos.
Depoimento
Em depoimento à Polícia, o homem permaneceu calado. "Ele usufruiu de seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Extraoficialmente, disse que todo tipo de imagem sacra precisa ser destruída, porque a Bíblia diz isto. Segundo ele, é esta interpretação própria do texto da Bíblia que o move a praticar estas ações danosas ao patrimônio", explicou Santos.
O delegado afirmou que Araújo foi autuado por dano qualificado ao patrimônio público e pichação. O crime de pichação é de menor potencial ofensivo e gera apenas o registro de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO); já o dano qualificado garantiu que o suspeito fosse autuado em flagrante e preso. Como o delito é afiançável, ficou estabelecido que deve haver o pagamento de cinco salários mínimos para que o pichador consiga ser liberado.
Image-1-Artigo-1804198-1Em 2014, Evaldo Tavares se envolveu em outros dois episódios contra uma igreja e um cemitério, mas não foi preso. "No ano passado, ele já tinha pichado outra igreja, mas o crime foi registrado como um dano simples, que não é passível de prisão. No caso do cemitério, ele destruiu, violou túmulos e quebrou imagens de santos. Como não foi pego em flagrante, respondeu por portaria os inquéritos por dano ao patrimônio e vilipêndio de cadáver", disse o delegado.
As cenas, que se repetem sempre que o pichador tem chances, sugerem para o titular da Delegacia de Viçosa que, além de serem criminosas, as atitudes revelam intolerância extrema. "Uma pessoa que não concorda com uma doutrina não tem o direito de destruir seus símbolos, por causa disto. Imagine se toda a sociedade pensasse como ele, estaríamos em uma situação de barbárie. O princípio da civilização é exatamente saber respeitar o que é diferente do que eu gosto", disse Gilker Santos.
O suspeito não citou se é adepto de outra religião, nem professou nenhuma fé. Disse apenas que não concorda com o culto às imagens, como é feito nas igrejas católicas. Ele continuará preso na Cadeia Pública de Viçosa até que seja feito o pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial.
O delegado Gilker Santos declarou também que o rapaz aparenta sofrer de algum transtorno psicológico. A informação, porém, não parte de comprovações mediante exames, nem é alegada pelo próprio suspeito.
Ponto Turístico
A Igreja do Céu é um dos pontos mais visitados de Viçosa do Ceará, uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Inaugurada no dia 14 de agosto de 1938, a construção está localizada em um ponto alto do município, por isso foi feita a alusão aos céus.
A construção do prédio foi dedicada à Nossa Senhora das Vitórias, que ainda é padroeira do local. No ano de 1939, uma imagem do Cristo Redentor foi esculpida pelo italiano Agostinho Ódisio Baomés, ao lado da igreja. O acesso à Igreja do Céu pode ser feito pelos 334 degraus feitos na serra.
A outra igreja atacada por 'Irmão Evaldo foi a de Nossa Senhora da Assunção, localizada no Centro da Cidade.

Pastor evangélico é morto durante assalto no Centro

pastor
Dupla suspeita foi presa após bater o carro da vítima contra um poste na Praça da Bandeira


O pastor evangélico fundador da Igreja Batista Vale da Benção foi morto durante um assalto na Avenida Heráclito Graça, no Centro de Fortaleza. O crime ocorreu por volta da 1h da madrugada, nesta quarta-feira (25). Os suspeitos do crime foram presos na Meton de Alencar com General Sampaio, na Praça da Bandeira. 
Francisco Darkson da Silva Lira, teria saído de uma igreja no Centro e ia para a própria residência, localizada na Maraponga. Mas, foi abordado por dois homens armados a faca que anunciaram o assalto. O religioso não forneceu os pertences e foi atacado. De acordo com a Polícia, foram 15 perfurações a faca. 
Os suspeitos fugiram no carro da vítima. Por volta das 2h30min da madrugada a dupla foi perseguida e colidiu o veículo em um poste na Rua Meton de Alencar com General Sampaio, na praça da Brandeira. Ambos foram detidos e encaminhados ao 34º DP (Centro). A arma do crime foi apreendida. 
De acordo com amigos da vítima, pastor Darkson é o fundador da Igreja Vale da Benção desde o ano de 1982. Ele também possuía um programa de rádio e era conhecido internacionalmente pelo seu trabalho como religioso.